sábado, 18 de julho de 2009

Pandemia e (DES)Informação


Estamos no país do Paulo Duque, Renan, Sarney e seus parentes (nossos funcionários), mas a pandemia do H1N1 também merece atenção. Há apenas dois dias, o governo admitiu a transmissão sustentada da gripe suína no Brasil. Há dois meses e 15 dias, a revista de Economia e Negócios aí acima alertava que a pandemia estava fora de controle. A matéria sustentava que o vírus da Gripe Suína é o mesmo da pandemia global de Influenza de 1968 e do surto apelidado de Gripe do Frango que emergiu em Hong Kong, em 1997. Recomendava que as autoridades sanitárias do hemisfério sul não esperassem o inverno para desenvolver, fabricar e distribuir a vacina contra a doença. No pé deste post, reproduzo a notícia publicada hoje pelo Uol: Vacina, só em 2010.

Não estou discutindo a pandemia. Recomendar é fácil. O que nos interessa, neste blog, é a informação. A transparência ou a falta de transparência de quem tinha a responsabilidade de informar a sociedade brasileira a respeito. Competência ou falta de competência da imprensa em lidar com o assunto. Não acompanhei de perto – confesso – essa cobertura. Mas também não vi, nem de longe, o JN ou a capa da Veja falarem com algum pesquisador brasileiro a respeito. Não faltaram médicos respeitáveis de hospitais de marcas respeitáveis aconselhando primeiras medidas na TV. Muito menos, coletivas do ministro Temporão tranquilizando a patuléia (a expressão é do Gáspari).

Enquanto isso, além da minha própria Gripe Suína, numa das 8 frentes frias que varreram o Estado, nos últimos dois meses (os plantonistas atarefados do Hospital São Luís preferiram não investigar porque não tínhamos viajado ao exterior) e do executivo norte-americano para o qual servi de intérprete numa farmácia da Av. Luis Carlos Berrini (ele queria a melhor vitamina C do país, recomendei uma norte-americana), uma amiga que esteve com o filho na clínica Sabará revelou o comentário da pediatra do garoto: “O MS nos orientou a notificar apenas os casos abaixo de 2 anos e acima dos 60”: imagino que entre médicos, ordens são para ser cumpridas.
Estive na inauguração da nova ala do Albert Einstein, em S.Paulo (23/06) quando a imprensa quase atropelou o ministro em busca de um sinal do governo sobre a endemia do H1N1 que alcançava um nível crítico, no Chile e na Argentina. Ele recomendou o cancelamento de viagens aos dois países, o que causou um mal estar com as nações amigas, mas garantiu, uma vez mais, que no Brasil, as coisas seriam diferentes. Alguma diferença à vista?

UOL 18/07/2009 - 14h43
Vacina contra gripe suína só vai ser produzida no Brasil em 2010

Da Redação*

A vacina para combater a influenza A (H1N1) - gripe suína - no Brasil só será produzida pela Instituto Butantan a partir de 2010. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, negou que a ausência de uma vacina ainda para este ano se deva ao fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) não ter enviado a cepa do vírus ao Butantan.
Sobre os comentários: Teresinha, acho que a sua informação, no primeiro ítem, bate com a minha. E, na minha opinião, o alerta do MS foi tardio. Aliás, aquele pesquisador seu amigo da USP cujo nome me escapa já previu o que está acontecendo há mais de um ano, quando estudou a gripe do frango, lembra? - Quanto à ação da mídia está na raiz do meu comentário. Zé Arnaldo: alguns colegas pensam que as redações não deram a devida atenção ao fato por falta de estrutura. Outros sugerem uma sintonia com o governo para evitar o pânico. Desde sábado, o Uol vem acompanhando o assunto de perto. Ontem, a Folha publicou chamada de capa e hoje os noticiários televisivos devem ocupar o vácuo das revistas deste fim de semana.

3 comentários:

  1. O comentário do médico do Sabará não procede.
    OMS daSaúde enviou nota técnica a todas as entidades que atuamm com saúde ,entre elas a APTA,em3 dejunho de 2009 dizendoque :
    - O vírus H1 N1 era mais perigoso a pessoas imunodeprimidas tais como crianças abaixo de 2 anos, adultos com 60 anos ou mais, doentes de crônicos ,portadores doHIV entre outras doenças que afetam o sistema imunológico.
    Recomnedava :
    - Lavar as mãos com frwequência
    -Nãoaotomerdicação
    -procurar hospitais e postosde saúde a que se estava acostumado a frequentar.
    -Em caso de febre de 38º ir ao hospital mais próximo.
    Na verdade,na épocaninguém achou importante :nem a imprensa ,e nem nós, confesso!

    ResponderExcluir
  2. Coloquei um post com alguns virais e um link pro teu blog no meu... falacomamao.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Essa gripe começou e ninguem deu muita bola pra ela. De repente até diminuiram as noticias sobre a dita cuja e vieram com a estoria de mudar o nome da infeliz para não prejudicar os porquinhos.
    Agora ela reaparece com a corda toda e os jornais dizem que metade do Pais estará contaminado / infectado até o final do ano.
    Como dizia vovó, quem viver, obviamente verá!

    ResponderExcluir