segunda-feira, 13 de julho de 2009

Queimadas - Sugestão de Suíte

13/07/2009 - 08h26
Lavrador morre carbonizado em canavial em Pontal (SP)
Juliana Coissi, da Folha de S.Paulo, em Ribeirão Preto

O trabalhador rural Sidnei dos Santos, 40, foi encontrado morto carbonizado na Fazenda São Pedro, pertencente à Usina Bela Vista, em Pontal (351 km de SP). A vítima pertencia a uma equipe de funcionários da empresa que ateava fogo ao canavial na sexta (10) à noite. O Ministério do Trabalho e a Polícia Civil irão investigar as causas da morte.
Santos era responsável pela equipe de queima que ateava fogo em parte da plantação naquela noite. De acordo com informações da Polícia Militar, Santos entrou no canavial próximo à meia-noite. Os amigos deram por sua falta e começaram a procurá-lo. Algumas horas depois, ele foi localizado já carbonizado.

A equipe de perícia da Polícia Civil esteve no local. O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Ribeirão Preto. Santos, que era casado e tinha uma filha, foi enterrado anteontem em Pontal. O gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Cristino da Silva, disse que o órgão irá investigar se a morte ocorreu por inexperiência ou se houve falhas na segurança do trabalhador.

Essa notícia também foi transmitida hoje pela Globonews e G1 (Agestado), sem grande destaque (o tema do dia é Sarney e a governabilidade). Mesmo assim, fiquei interessado na suíte: será que a Única vai ser ouvida? Há poucos dias, um produtor rural da região admitiu, em conversa reservada, saber que a produtividade da colheita mecânica é 30% maior. "Mas não há dinheiro para investir", queixou-se. E disse que, pelo menos em São Paulo, as queimadas estão com os dias contados. Minha pergunta é: -Quantos? - No último acordo firmado pelo Estado com os produtores paulistas para reduzir gradualmente as queimadas, o governador Serra afirmou que, na prática, o acordo abreviou o prazo legal do fim das queimadas, de 2021 para 2014. Abaixo, uma outra notícia, publicada pelo Estadão em 1/07/2009.

Mecanização na colheita atingiu, entre abril e maio, 62% no Centro-Sul.
Levantamento do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) aponta que, entre abril e maio, os dois primeiros meses da safra 2009/2010, a colheita mecânica foi feita em 62% da área de cana no Centro-Sul e 67% da área paulista. No mesmo período da safra passada, a colheita mecânica atingiu 53% no Centro-Sul e 57% em São Paulo, maior Estado produtor.

O avanço da colheita mecânica não significa que a queima da palha da cana-de-açúcar tenha recuado na mesma proporção. Os dados do CTC mostram que 49% das áreas colhidas em São Paulo eram de cana crua, ante 47% em igual período do ano passado. O gerente-geral de Produtos do CTC, Luiz Antonio Dias Paes, explica que a existência de muitos equipamentos antigos nas propriedades leva à necessidade de queima antes de iniciar a colheita mecânica.

Aproveito para puxar a orelha do meu competente amigo, Ricardo Boechat, por ter promovido o tabaco em sua coluna na Isto É desta semana, enquanto a ministra Marina Silva descia o pau no produto (Dupla Prevenção, FSP, hoje, 13/07)

Nenhum comentário:

Postar um comentário